O campo magnético de um ímã é uma manifestação da eletricidade, podendo servir de base para trabalhos escolares interessantes. Alunos do ensino médio e fundamental são os mais indicados para apresentar este trabalho.
A finalidade do trabalho é mostrar que os campos magnéticos dos ímãs possuem padrões bem definidos e eles podem atravessas determinados tipos de materiais como o papel, papelão, vidro, plástico, etc.
Tudo o que precisamos para esta experiência é de um ímã em forma de barra ou cilindro, que pode ser obtido com certa facilidade. Arranje um alto-falante velho ou ainda um trinco de armário do tipo magnético e pronto. Brinquedos com motores elétricos também usam ímãs.
Material adicional necessário: limalha de ferro, obtida esfacelando-se uma esponja de aço tipo Bom-Bril.
Na primeira fase da demonstração, espalhamos limalha sobre o papelão ou plástico, colocando o ímã por baixo. Veremos que a limalha adquire um padrão que coloca em evidência as linhas de força do campo magnético, como mostra a figura 1.
Observe que as linhas de força do campo magnético parecem convergir para os pólos do ímã e de modo algum se cruzam. Esta é uma das propriedades muito importante dos campos magnéticos e que você deve citada pelos estudantes.
Se, em lugar do papelão for usada uma folha de metal, verá que o campo não passa da mesma forma, pois esse material altera as linhas de força. Na segunda parte da demonstração coloque alguns preguinhos por cima do papelão movimentando o imã por baixo. Você verá que os preguinhos seguem o imã.
Com isso estará sendo demonstrado que o campo pode atuar através de determinados materiais.
O que explicar:
* Procure na internet e livros explicações sobre o magnetismo
* Desenho numa cartolina os campos magnéticos de ímãs com diversos formatos
* Explique o comportamento dos diversos materiais diante dos imãs
* Explique a diferença entre ímãs naturais e ímãs artificiais.