Pela sua simplicidade, o telégrafo experimental de duas vias descrito é ideal para um trabalho escolar que aborde os antigos sistemas de comunicação. O circuito completo, que usa apenas 6 componentes, é mostrado na figura 1.
O circuito usa três fios de conexão entre as duas estações o que permite uma operação "full duplex", ou seja, as duas estações podem enviar e receber os sinais ao mesmo tempo.
Os receptores são lâmpadas comuns (ou LEDs em série com resistores de 470 ? x 1/8 W) e o transmissor consiste num manipulador telegráfico construídos com chapinhas de metal.
A montagem completa do sistema é mostrada na figura 2.
Os manipuladores podem ser montados com chapinhas de metal ou mesmo improvisados com interruptores de pressão, conforme mostra a figura 3.
Para operar o sistema, lembre-se que uma piscada curta da lâmpada (breve batida no manipulador) corresponde a um ponto e uma piscada mais longa a um traço (toque mais longo no manipulador).
Combinando pontos e traços obtemos os diversos símbolos a serem transmitidos, conforme o Código Morse (Procure-o na Internet). Para enviar mensagens é preciso um bom treino tanto na transmissão como recepção.
Comece treinando apenas as letras individualmente para depois passar a palavras e mensagens completas.
M1, m2 - Manipuladores - ver texto
B1, B2 - 4 pilhas de 1,5 V pequenas
L1, L2 - Lâmpadas de 6 V x 50 mA
Diversos:
Suporte de pilhas, fios, solda, etc.