Um alto-falante velho, uma ou duas pilhas (mesmo fracas), uma lima e fios é tudo que o leitor precisa para montar um sistema de comunicações telegráficas.
A cada raspada do fio na lima em X1, que faz as vezes do manipulador, o alto-falante emite um sinal. Uma raspada longa será um traço e uma raspada curta um ponto.
Combinando ontos e traços segundo o Código Morse, podemos enviar mensagens à distâncias até 100 metros. Procure informações na Internet sobre o Código Morse.
O sistema básico tem dois fios, mas podemos ecnomizar o fio se os pontos T forem ligados à terra, ou seja, a duas varetas de metal enterradas em chão úmido. Nesse caso, o "retorno" do sinal será feito pela terra, que é condutora.
Esse procedimento economiza fios, pois precisamos de apenas um condutor para interligar as estações. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
Na figura 2 temos o aspecto real da montagem.
B1 pode ser formada por uma ou duas pilhas pequenas, médias ou grandes. O alto-falante pode ser de qualquer tipo e tamanho.
O fio pode ser qualquer espessura desde que isolado, para que não ocorram perdas. A lima é do tipo plana de qualquer tamanho.
Para usar, é só esfregar a ponta do fio em X1. Deve haver emissão de som no alto-falante. Não deixe o fio encostado em X1 quando o aparelho estiver fora de uso ou sem transmitir, pois isso causará o esgotamento rápido das pilhas.
B1 - 1 ou 2 pilhas - ver texto
X1 - Lima/fio - manipulador improvisado
FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante de qualquer tamanho
Diversos:
Alto-falante, fios, solda, etc.