Na figura 1 temos o diagrama de blocos do MCP1630, com um driver PWM de alta velocidade. Uma das características do MCP1630 é sua capacidade para fazer a limitação de corrente.

 

Na condição de sobre-temperatura Vext estará num estado de alta impedância.
Conforme mostrado no canto inferior esquerdo do diagrama, a saída do Amplificador de Erro (Error Amplifier) está limitada por uma armadilha de 2,7 V. Desta forma, a não ser que ocorra um erro real, a entrada do terminal negativo do comparador (marcada como comp) está limitada a -2,7 + 3 V ou 0,9 V.

É possível implementar a limitação de corrente usando um simples resistor de sensoriamento. Neste caso, a corrente máxima será dada pela equação abaixo;



Para aplicações de altas correntes, este método é aceitável. Quando menores limites de corrente são exigidos, o tamanho do resistor sensoriador, Rsense, deve se aumentado. Isso causará uma dissipação adicional de potência. Um método alternativo, para limitar correntes menores é mostrado na figura 2.


Neste cso, a entrada do sensor de corrente (CS) do MCP1630 é polarizada num valor acima, utilizando o divisor resistivo formado por R1/R2. A equação para o novo limite de corrente é mostrada abaixo:


Essa equação pode ser utilizada para determinar os valores de R1 e R2 que proporcionem o limite de corrente desejado.