A Identificação por Rádio-Freqüência (RFID) a cada dia faz parte de uma quantidade maior de aplicações. Etiquetas eletrônicas, identificação pessoal, cartões e objetos inteligentes, controle de gado e muito mais. A Holtek (www.holtek.com) oferece soluções inteligentes para este tipo de aplicação. Uma delas é o HT6740, um transponder para 13,56 MHz que descrevemos neste artigo.

O circuito integrado HT6740 consiste num transponder para RFID operando na freqüência de 13,56 MHz. Operando sem a necessidade de bateria, este componente pode ser usado em diversos tipos de aplicações, como indicamos na introdução. Suas características permitem a fácil implementação destas soluções conforme veremos a seguir. Dentre estas características destacamos a corrente de operação muito baixa, 15 uA com 2 V, faixa ampla de tensões de operação, não necessita de bateria e operação no modo de leitura apenas.

Os dados são programados com 11 bits de dados e 6 bits de checksum (verificação) além memória OTP. A taxa de leitura dos dados é de 10 kbps com 3 V, e a modulação é do tipo PWM/ASK. Um limitador interno de tensão é incluído e existe a função anti-colisão. O invólucro é DIP de 8 pinos para avaliação.

Para uma solução completa, agrega-se apenas o indutor externo que serve como elemento de acoplamento e leitura. Um circuito RC interno ativa um oscilador para a transferência dos dados. A tensão induzida no indutor no processo de leitura é suficiente para alimentar o circuito.

A informação é armazenada em uma memória OTP programável de 17 bits (11 de dados e 6 de verificação). A faixa de distância de detecção varia entre 2 cm e 10 cm a qual depende do formato da antena e do projeto final da aplicação. Com antenas maiores pode-se conseguir até 15 cm de alcance para a detecção. Na figura 1 temos o diagrama de blocos do HT6740.

 

Diagrama de blocos do transponder RFID HT6740.
Diagrama de blocos do transponder RFID HT6740.

 

Para teste e avaliação o HT6740 está disponível em invólucro DIP-A de 8 pinos, mas para a aplicação o chip mede apenas 965 x 914 um, conforme mostra a figura 2.

 

Dimensões do chip do HT6740.
Dimensões do chip do HT6740.

 

Funcionamento:

O leitor transmite um sinal de 13,56 MHz a partir de uma antena. O circuito lDC do lado receptor (RFID) converte este sinal em uma tensão para alimentar o chip do transponder, conforme mostra a figura 3.

 

Processo de leitura e funcionamento do HT6740.
Processo de leitura e funcionamento do HT6740.

 

Com a tensão induzida, o chip entra em funcionamento transferindo os bits gravados para o leitor. A transferência é feita por um método em que a bobina tem seu circuito carregado ou não carregado conforme o bit seja alto ou baixo, refletindo assim na impedância vista pelo circuito leitor. O chip conta ainda com um sistema anti-colisão. O formato dos dados é mostrado na figura 4.

 

Formato dos dados gravados no chip.
Formato dos dados gravados no chip.

 

 

Conclusão:

Cada vez mais etiquetas eletrônicas são empregadas numa infinidade de aplicações práticas. Sua implementação, conforme mostramos neste artigo, é relativamente simples dada a possibilidade de encontrarmos soluções prontas. O circuito integrado HT6740 é uma delas. O leitor poderá encontrar mais informações sobre este tipo de aplicação no site da Holtek.