Você sabe quem foi Hugo Gernsback? Considerado o "Pai da Ficção Científica" ele também fundou uma das principais revistas de eletrônica quando não se falava ainda de eletrônica e foi autor de mais de 80 invenções patenteadas na época, coisas que só se tornaram viáveis muito tempo depois mostrando toda a capacidade deste visionário.
Hugo Gernsback é considerado o pai da ficção científica tendo sido o editor da primeira revista de eletrônica do mundo. Esta revista, chamada de Modern Electrics apareceu em 1908. Em 1925 Hugo fundou uma estacão de rádio e depois diversas outras revistas que se tornaram muito conhecidas até os dias de hoge, como a Radio Craft que se tornou depois a Radio Electronics.
Além das revistas técnicas de eletrônica Hugo também eidtou revistas de ficção científica como Amazing Histories, Wonder Stories e outras.
Hugo Gernsback tinha um relacionamento muito estreito com cientistas da época como por exemplo Lee DeForest que foi o inventor da válvula triodo a partir da qual a eletrônica pode avançar de uma forma muito rápida rumo aos aparelhos que hoje conhecemos.
Hugo deixou milhares de artigos sobre eletrônica, ficção científica e invenções envolvendo eletrônica que deixaram o mundo perplexo diante da sua capacidade de visão do futuro.
Dentre as invenções destacam-se a televisão solar, aparelhos para evitar ruídos ambientes, novos materiais como o plástico, etc.
Uma das mais interessantes patentes de Hugo Gernsback que até exploramos num artigo em nossa revista Eletrônica Total é o osophone, um aparelho que aproveitava o fato dos nervos auditivos poderem ser excitados a partir dos dentes. A idéia era permitir que os surdos ouvissem através dos dentes usando o osophone!
Hugo Gernback nasceu no Luxemburgo em 1884 e morreu nos Estados Unidos em 1967.
O "Hugo Gernsback Award" é até hoje oferecido anualmente aos autores dos melhores contos de ficção científica.
Hugo Gernsback também foi o criador das famosas histórias de "primeiro de abril" publicadas na revista Radio Electronics. Sob o pseudônimo de Mohamed Ulysses Fipps ele descrevia projetos muito interessantes com fundamentos técnicos impecáveis que no entanto não levavam a nada ou não funcionavam pois eram realmente uma "pegada" de primeiro de abril. Coisas como amplificador de ganho zero e nível zero de ruído (em que o sinal de entrada, ao se analisar o diagrama, era levado direto para a saída e coisas semelhantes. Nosso autor nacional Aldo Vilela é um dos seguidores do Primeiro de Abril de Gernsback tendo publicado nesta mesma revista diversas estórias de primeiro abril "eletrônico".
Os leitores que são ligados na eletrônica e na ficção científica desejarem conhecer mais deste homem, inclusive ter acesso a muitos de seus contos podem visitar o site da revista virtual FORECAST que é mantida até hoje por seu filho Harvey..
http://www.magazineart.org/publishers/gernsback.html
Na figura temos a abertura da revista virtual de Hugo Gernsback com a foto deste personagem importante para o mundo da eletrônica.