No dia 9 de agosto de 1999 a AMD anunciou o mais rápido e poderoso microprocessador da família x86. O Athlon, que vem para superar o Pentium III, seu principal concorrente, promete um desempenho fabuloso para os novos computadores pessoais (PCs). Veja neste artigo o que há de novo neste fabuloso microprocessador que poderá equipar seu próximo PC.

A competição da AMD com a Intel no sentido de lançar processadores cada vez mais poderosos para equipar os PCs vem de longe.

A AMD, na verdade, está no negócio de semicondutores desde 1980, tendo fabricado microprocessadores para fazer frente à Intel desde aquela época com os 386 e 486.

O panorama na concorrência direta com microprocessadores de mesmo nome mudou com o lançamento do Pentium, que deveria ser acompanhado pelo lançamento de um "K5" pela AMD.

 

No entanto, a resposta veio com algo superior que recebeu a denominação de K6. Mas, a Intel, diante deste novo microprocessador, lançou o Pentium II.

 

Agora, com a Intel colocando no mercado o Pentium III, a resposta da AMD veio com um componente completamente diferente: o Athlon.

 

Apresentado em versões de 500, 550, 600 e 650 MHz, o processador da AMD ATHLON é o mais rápido e de melhor performance hoje existente no mundo.

 

O ATHLON é um processador da sétima geração de dispositivos de micro-arquitetura com ponto flutuante super-escalar. Seu barramento tem uma faixa passante elevada, de 200 Hz, o que lhe permite alcançar performances que não podem ser igualadas por outros dispositivos da família x86.

 

 

 

Dentre as principais características do Athlon, destacamos as seguintes:

 

Performance Superior em Ponto Flutuante:

Comparando clock a clock, o processador Athlon tem uma performance superior em operações com ponto flutuante em relação aos seus concorrentes como, por exemplo, o Pentium III e o Pentium III Xeon, de acordo com a SPECfp_base95 e os benchmarks Ziff-Davis 3D WinBench/99 e 99 FPU WinMark.

Por exemplo, um Athlon 550 MHz tem 35% a mais de performance do que um Pentium III rodando na mesma freqüência de clock.

 

 

Performance Superior com Inteiros:

Na operação com valores inteiros, os diversos benchmarks usados como o Ziff-Davis Business Winstone 99 em Windows 98, mostram que o Athlon tem uma performance superior aos Pentium III e Pentium III Xeon.

 

 

Performance Superior com Multimídia 3D:

Novamente, diversos benchmarks usados nos testes apresentam um desempenho superior do Athlon quando comparado aos concorrentes mais próximos.

O Athlon incorpora a tecnologia denominada 3DNow que contém uma cache com arquitetura de alta performance e um barramento de 200 MHz com uma capacidade de processamento de 1,6 Gigabyte/segundo, o primeiro barramento deste tipo para sistemas em plataforma x86. Em 400 MHz, o Athlon pode expandir o processamento para 3,2 Gigabytes por segundo.

Baseado no protocolo de interface Alpha EV6 licenciado pela Digital Equipment Corporation, o barramento do Atlon combina os mais recentes avanços tecnológicos tais como topologia ponto a ponto e sinalização de baixa tensão para fornecer o mais poderoso barramento disponível neste tipo de processador.

Mais informações sobre o AMD Athlon, inclusive toda documentação técnica em PDF podem ser obtidas no site da empresa em http://www.amd.com. Informações em português podem ser obtidas no site da AMD do Brasil em http://www.amd.com.br.

 

 

Dados técnicos:

* Pipe-line de 9 vias super-escalar

* Decodificadores paralelos multi-instrução

* Sets de instruções MMX e 3DNow

* Unidade de controle de instruções de 72 entradas

* Barramento de 200 MHz

* Arquitetura cache avançada com cache L2 de 128M.