Preocupação com o Meio Ambiente
Em todas escolas, como parte do currículo, a preocupação com o meio ambiente é parte de uma grande gama de atividades. Reciclagem do lixo, preservação dos mananciais, descarte do lixo eletrônico e químico, limpeza do ar, contaminação química são alguns dos temas que são abordados tanto em aulas teóricas como aulas práticas. O Kit ALFA da PNCA oferece recursos que permitem trabalhar com esses temas de uma forma prática, agradável, lúdica e usando tecnologia de ponta. Neste artigo mostramos aos educadores que possuem o kit ALFA e também os que não possuem, como incentivo para sua compra algumas idéias práticas de atividades que podem ser realizadas no setor da robótica educacional.
Não é preciso dizer que em todas as escolas a preocupação com o meio ambiente leva os professores a procurar atividades que possam ser implementadas para conscientizar os alunos sobre a necessidade de se cuidar do meio ambiente e, mais do que isso dar os elementos para que isso possa ser feito.
A robótica educacional, praticada com kits inteligentes, como o Kit ALFA que focalizamos nesta série de artigos, oferece recursos ilimitados para a implementação de atividades práticas tendo como tema central o meio ambiente.
Sugerimos que antes de prosseguir com este artigo, os leitores que ainda não estejam familiarizados com o kit ALFA leiam antes nosso artigo Conheça o Kit ALFA (MEC008) para ter uma idéia do que este interessante kit oferece. A para mais informações de como obter um para sua escola, clique no link existente na nossa home-page (PNCA).
Corrida em Direção à Água
Esta interessante atividade é oferecida com os materiais didáticos que acompanham o Kit ALFA sendo indicada como atividade prática para o ensino fundamental I.
Iniciando o texto com o depoimento de Iuri Gagarin, o primeiro homem a ver a terra do espaço, este texto ressalta a cor azul dos oceanos, que torna a terra um planeta desta cor.
Figura 1 – Ilustração da apostila fornecida pela PNCA para o ensino fundamental, mostrando Gagarin e a terra “azul”.
No texto toda a preocupação com a necessidade de se preservar a pureza da água em nosso planeta é explorada culminando com algumas atividades envolvendo o Kit.
Robô Tartaruga
Assim, a proposição inicial é construir um Robô Tartaruga que procure a água, exatamente como fazem as tartaruguinhas recém nascidas nas praias. Os sensores de luz que podem ser ligados nas entradas S3 e S7 do módulo de controle possibilitam a elaboração de um projeto simples que segue a luz. A luz seria o horizonte em direção a água que pode ser simulada com uma praia de cartolina para demonstração. Com os recursos de programação ensinados no preparo de professores e depois passados aos alunos, essa programação é simples. Se sua escola tiver mais de dois kits pode-se realizar uma competição para ver qual robô acha em primeiro lugar o caminho para a água.Na foto um robô que segue a luz (observe os dois sensores nas caixinhas pretas na parte frontal). Pode-se colocar um “casco” de plástico no robô de modo que ele adquira a aparência de uma tartaruga...
Figura 2 – Robô com sensores de luz na parte frontal montado com o Kit ALFA
Lixo Seletivo com o Sensor de Cores
Os materiais recicláveis são colocados em depósitos identificados por cores. A presença de um sensor de cores no Kit ALFA possibilita a elaboração de um interessante projeto que ajuda a entender como fazer a coleta seletiva do lixo.
No material didático fornecido com os kits para as versões escolares, um instrutivo texto mostra o que é a reciclagem e a sua necessidade para a preservação do meio ambiente. Na foto a apostila em que o texto é descrito, sendo indicada para o nível médio avançado (B) e contendo diversos outros projetos (Consulte a PNCA).
Figura 3 – Apostila do nível fundamental 1 – com os projetos descritos.
Utilizando o sensor de cores, pode-se preparar um cenário em que caixinhas e outros objetos encapados com papel colorido (amarelo, verde, azul, vermelho) estejam distribuídos de forma aleatória.
Figura 4 – Sensor de cores do kit ALFA.
Aproximando o sensor de cor de uma delas, e feita uma programação conveniente do módulo de controle, pode-se ter reações diferentes do dispositivo conforme a cor do objeto selecionado, mostrando assim que houve a identificação. Essa reações pode ser a emissão de sons diferentes ou mesmo o acionamento de dispositivos externos, utilizando as saídas disponíveis. A ilustração da apostila da PNCA mostra o que pode ser feito.
Figura 5- Montando o cenário para o reconhecimento de cores pelo sistema montado com partes do kit ALFA (sensor de cor e módulo de controle).
Conclusão
O que vimos é apenas uma amostra do que pode ser feito utilizando os recursos do kit ALFA. Neste segundo exemplo, ficou claro que não precisamos necessariamente utilizar um robô móvel para uma demonstração ou experimento. O experimento ou demonstração pode ser estática, empregando-se simplesmente a “inteligência” do kit e suas capacidades sensoras, dadas pelo módulo de controle e o sensor de cor.
Muito mais pode ser feito como, por exemplo, um robô que carregue os objetos de determinadas cores até uma área (cartolina) da mesma cor ou que se locomova até ela, quando uma ordem correspondente for dada. Não há limite para que a imaginação pode fazer e isso gera desafios muito interessantes.
Enviem suas idéias ou projetos para a PNCA. Clique no link da homepage para saber como fazer isso.