Alguns amplificadores de áudio antigos, que fazem uso de transistores nas etapas de saída, exigem ajustes para operarem no ponto de maior rendimento, com menor distorção e também menor aquecimento dos componentes mais críticos. Isso ocorre principalmente nos amplificadores transistorizados que possuem saídas em simetria complementar, conforme mostra a figura 1.
Figura 1 – Amplificadores com saída complementar podem ter ajustes de polarização.
Neste tipo de circuito devemos ajustar o trimpot para uma determinada corrente de repouso no circuito o que deve ser feito com a utilização de um multímetro. Para esta finalidade, inicialmente desligamos o alto-falante da saída e verificamos com um multímetro se a corrente num resistor de 1 ohm ligado em série com a alimentação não está elevada demais, o que caracterizaria algum problema de funcionamento. Isso é feito conforme mostra a figura 2.
Figura 2 – Medindo a corrente de repouso de um amplificador.
A tensão medida neste resistor deve ser inferior a 0,5 V para amplificadores de até 50 watts RMS o que indicaria uma corrente de repouso de até 500 mA.
Se a corrente constatada estiver nestes limites podemos retirar o resistor e ligar diretamente o multímetro, agora na escala de correntes, conforme mostra a figura 3.
Figura 3 – Medida direta da corrente.
Fazemos então o ajuste da corrente de repouso do amplificador conforme a indicação do projetista. Se essa corrente não for conseguida, os transistores de saída ou o driver podem estar com problemas de fugas (talvez devido a uma sobrecarga anterior durante o funcionamento). Esses transistores devem ser retirados e testados e eventualmente substituídos, para que o ajuste ideal do ponto de funcionamento possa ser alcançado.