Existem eliminadores de pilhas universais, ou seja, que podem ser usados para alimentar aparelhos que utilizam 2, 3, 4, 5, 6, e 8 pilhas, com tensões de saída de 3, 4,5, 6, 7,5, 9 e 12 volts. Estes eliminadores possuem dois ajustes e eventualmente ou terceiro de polaridade que devem ser feitos antes do uso. Na figura 1 temos o aspecto de um desses eliminadores de pilhas.



Figura 1 – Eliminado de pilhas comum.


O primeiro ajuste é o da chave de tensão de entrada que deve ser posicionado em 110V ou 220V conforme seja a tensão da rede em que ele deve ser usado.
O segundo ajuste, é o principal e corresponde à tensão de saída.Assim, o ajuste vai ser feito conforme o número de pilhas que o aparelho alimentado usa, independentemente de seu tamanho.Assim temos os seguintes ajustes possíveis:
2 pilhas = 3 V
3 pilhas = 4,5 V
4 pilhas = 6 V
5 pilhas = 7,5 V
6 pilhas = 9 V
8 pilhas = 12 V

Em alguns casos, quando usado o eliminador de pilhas o fabricante do aparelho recomenda que se use uma posição diferente da correspondente ao número de pilhas. Isso significa que pode ocorrer, por exemplo no caso de alguns CDs players que usando duas pilhas, o fabricante , na realidade recomende que sua alimentação seja feita na posição correspondente a 3 pilhas ou 4,5 V. Em caso de dúvida é muito importante consultar o folheto de instruções que acompanha o aparelho. Veja que, não deve ser nunca ligado o eliminador antes de feitos de todos os ajustes e conferidos, pois uma alimentação com tensão imprópria pode danificar o aparelho alimentado. O ajuste final não está presente em todos os aparelhos e consiste na fixação da polaridade do conector. Conforme mostra a figura 2, os conectores dos eliminadores de pilhas podem ter o positivo (+) no centro ou o negativo no centro (-).



Figura 2 – Polaridade dos conectores dos eliminadores de pilhas.


Em alguns eliminadores existe uma chavinha que seleciona esta polaridade e que deve ficar de acordo com o aparelho usado. No entanto, existem eliminadores que vem com a polaridade fixa. Se este for o caso, o comprador deve observar a polaridade do seu equipamento antes da compra para pedir o modelo certo na loja: positivo no centro ou negativo no centro. Mas, se o leitor já comprou este conector e ele não corresponde ao aparelho não há motivo para desespero: basta inverter a polaridade dos fios do conector, conforme mostra a figura 3.



Figura 3 – Invertendo a polaridade de um conector.


Tome apenas cuidado para não encostar um fio no outro, pois o curto pode causar a queima dos componentes do eliminador.