Muitos leitores fazem montagens experimentais com circuitos lógicos TTL, CMOS, amplificadores operacionais e mesmo o 555. No entanto, essas montagens não são usadas constantemente ficando, portanto o circuito integrado soldado na placa indisponível.
Se houvesse um meio de se colocar na placa o circuito integrado apenas no momento em que ela fosse usada, deixando o mesmo disponível para experimentos, por exemplo, em matrizes, isso ajudaria o experimentador ou projetista a economizar na compra desses componentes.
Isso é perfeitamente possível com o uso de soquetes para os circuitos integrados. Além de possibilitarem o aproveitamento do componente em outros projetos eles ainda proporcionam a vantagem de permitir a substituição do componente com facilidade em caso de necessidade e até mesmo experimentar equivalentes com a mesma pinagem.
Os soquetes DIL (Dual In Line) são disponíveis praticamente em qualquer pinagem. Na figura temos exemplos desses soquetes que podem ser soldados diretamente nas placas.