O circuito apresentado é um dos mais populares, sendo realizado em torno de um circuito integrado CMOS 4017. Os pulsos retangulares gerados pelo U1A, no caso um 4093 são aplicados à entrada do 4017 e a cada pulso, a saída ativada vai ao nível baixo enquanto que a seguinte vai ao nível alto, isso até a última. Na último, o pulso a leva ao nível baixo e a primeira volta ao nível alto.
O circuito integrado 4017 possui 10 saídas que podem ser utilizadas num sequencial capaz de acionar LEDs, relés ou outros dispositivos com a utilização de etapas de potência apropriadas.
Na verdade, com o uso de um simples resistor limitador, pode-se acionar diretamente LEDs. Assim, na figura abaixo temos o circuito simulado, cujo download pode ser feito para que os possuam o Multsim. Para os demais, disponibilizamos a NET List que permite exportar o circuito para outros softwares de simulação, para baixar o arquivo contendo os arquivos clique aqui.

 

 

A freqüência do efeito é dada pelo oscilador, podendo o capacitor C1 ser alterado ou mesmo R1. Como R1 pode ter valores entre 10k e 1 M, sugerimos a utilização de um resistor de 10 k ohms em série com um potenciômetro ou trimpot de 100k a 1 M para se poder ter um ajuste do efeito.

Na figura abaixo temos o circuito para acionamento direto dos LEDs.

 

Este circuito também podem ser baixado na forma de arquivo Multisim (EWB) assim como sua NET List para eventual exportação para outros simuladores.

A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 3 a 12 V e a entrada de sinais pode ser feita a partir de fontes CMOS ou outras com a mesma amplitude da fonte de alimentação utilizada. Uma excelente opção para fonte de sinais para este seqüencial é o oscilador astável 555.