Com dois transistores NPN podemos elaborar uma etapa amplificadora de áudio de algumas dezenas ou centenas de miliwatts capaz de excitar um fone ou alto-falante de impedâncias na faixa de 4 ohms a 100 ohms. O circuito pode ser alimentado com tensões de 3 a 12 V e é mostrado na figura 1.

Com alimentação de 3 a 6 V podemos utilizar transistores de uso geral como o BC548. Para tensões maiores, Q2 deve ser um transistor de média ou alta potência como os BD135, TIP31, TIP41, etc. Neste caso, o transistor deve ser montado num radiador de calor.

O resistor R1 determina o ajuste de polarização do circuito, e seu valor depende da intensidade do sinal de entrada.


Figura 1 – Circuito da etapa Darlington de amplificação.

O sinal obtido na saída, visualizado com o osciloscópio virtual do Multisim, na simulação, foi obtido aplicando-se na entrada um sinal senoidal de 1 kHz com uma amplitude de 200 mV. A resposta de freqüência vai depender de C1 e C2 que podem ter seus valores alterados em função da aplicação.

Circuito equivalente pode ser obtido com transistores PNP, bastando inverter a polaridade da fonte de alimentação. O circuito drena uma corrente que pode chegar a mais de 200 mA com 12|V, sendo portanto recomendada sua utilização com fonte, no caso de uso contínuo. A forma do sinal é mostrada na figura 2.


Figura 2 – Sinal na saída do circuito

Clique aqui para obter a simulação e netlist  que estão disponíveis para alterações no componente ou uso em outros projetos.