O transmissor descrito destina-se a radioamadores, fornecendo uma potência máxima da ordem de 9 W. O cristal utilizado foi de 15,132 MHz, mas outros na faixa de 11 a 15 MHz podem ser usados desde que os devi- dos ajustes dos circuitos ressonantes sejam feitos. Com uma boa antena, seu alcance é muito grande.

XRF consiste em 15 espiras de fio 28 em um ferrite tipo anel e as espiras devem ser enroladas conforme mostra a figura junto ao diagrama. A bobina L, é formada por 10 espiras de fio de 0,7 mm de diâmetro com núcleo ajustável de ferrite. O diâmetro da bobina é da ordem de 0,8 cm.

A modulação é feita com um amplificador de áudio que usa transistores complementares BD137 e BD138 que precisam ser dotados de radiadores de calor. O circuito deve ser alimentado por fonte de 15 V com pelo menos 5 A com excelente filtragem para que não apareçam roncos na transmissão, além dos cuidados normais com este tipo de montagem que exigem ser tomados. Uma antena externa apropriada para este transmissor deve ser utilizada para que os resultados esperados sejam obtidos. Os horários de transmissão também devem ser escolhidos para se conseguir os maiores alcances. Ivan Fernando Roberto

Obs.: Transmissores de potência são montagens que exigem experiência, principalmente quando utilizam diversas etapas sintoniza- das. Além de um layout cuidadoso da placa, as bobinas são críticas e pequenas diferenças podem impedir um ajuste correto da operação. Quando isso ocorre, a potência fica comprometida e, com isso, o alcance. Os capacitores também são críticos, principalmente os cerâmicos que devem ser de excelente qualidade.

 


| Clique na imagem para ampliar |