O transmissor apresentado modula um feixe de luz produzido por um LED a partir de um sinal sonoro. O circuito pode ser usado como um link óptico para sinais de um amplificador ou outra fonte, funcionando à curtas distâncias (até uns 10 metros com a utilização de lentes e outros recursos).
O circuito utiliza dois transistores e tem excelente sensibilidade de entrada como pode ser atestada pela simulação, onde se aplica um sinal de 1 kHz com apenas 100 mV de amplitude. Na figura 1 temos o circuito completo.
Figura 1 – Transmissor óptico
Numa aplicação típica é utilizado um LED infravermelho e a alimentação feita com uma tensão de 6 V. No entanto, podem ser utilizados dois LEDs em série e a tensão de alimentação aumentada para 9 V ou 12V, caso em que se obtém maior alcance. A simetria do sinal pode ser trabalhada com alteração dos resistores R1 e R2. Na figura 2 temos a forma de onda do sinal transmitido obtida no osciloscópio do Multisim.
Figura 2 – Forma do sinal aplicado ao LED
Q1 pode ser um BC548 ou equivalente e Q2 pode ser um BC558 ou equivalente de maior potência como o BD136 para alimentações de 9 V ou mais.
Clique aqui para obter a simulação no Multisim e a netlist para exportar simulação e dados para outro software.