Este artigo foi retirado da série de livros Como testar Componentes. Nela o leitor encontrará testes de muitos outros componentes assim como no site na seção de instrumentação.
O que são
As bobninas de ignição na realidade são autotransformadores de alta tensão usados no sistema elétrico do automóvel. Conforme mostra a figura 1 elas se destinam à produção da alta tensão para as velas quer seja a partir de um sistema simples de platinado, como nos carros antigos, como a partir de um circuito de ignição eletrônica, como nos carros modernos.
Essas bobinas são formadas por um enrolamento de muito baixa resistência (primário) e um de alta resistência (secundário de alta tensão).
O que testar
O teste básico dessas bobinas consiste na verificação da continuidade do enrolamento, mas também podemos fazer provas no sentido de detectar fugas ou curtos no secundário que inviabilizam seu uso. Também podemos montar circuitos simples que permitem verificar se uma bobina de ignição está funcionando.
Instrumentos Usados
Provador de continuidade
Multímetro
Circuito de prova
Os Testes
Descrevemos a seguir alguns testes simples que podem ser realizados para se verificar o estado de uma bobina de ignição de uso automotivo assim como bobinas usadas em motos e motores marítmos.
a. Prova de continuidade
a) Ajuste o multímetro para medir médias resistências (ohms x10 ou x100 se for analógico ou 2 000/20 000 ohms se for digital). Zere o instrumento, se for analógico. Para o provador de continuidade, prepare-o para uso.
b) Retire a bobina do circuito e teste sua continuidade nos pontos indicados na figura 2.
A figura 2 detalha o procedimento de prova para as bobinas de ignição.
Interpretação dos Resultados
No primário medimos uma resistência muito baixa (menor que 20 ohms) e no secundário uma resistência muito alta (entre 5 k ohms e 50 k ohms). Os enrolamentos apresentam continuidade, mas não podemos afirmar se existem curtos. Se a resistência medida num dos enrolamentos for infinita, então ele se encontra aberto. Uma resistência muito baixa no secundário de alta tensão, indica que ele se encontra em curto.
b. Circuito de Teste
Uma forma interessante de se testar uma bobina de ignição consiste na montagem de um circuito de teste simples. Esse circuito é alimentado pela rede de energia servindo para a maioria das bobinas de ignição. Na figura 3 temos o circuito completo tanto para a rede de 110 V como 220 V.
O que esse circuito faz é gerar pulsos de tensões entre 70 e 100 V aplicando-os ao primário da bobina (como fazem os sistemas eletrônicos). Podemos então verificar se existe alta tensão no secundário.
Procedimento
a) Monte o circuito de prova e ligue a bobina da forma indicada na figura 3.
b) Tome o máximo cuidado para não tocar acidentalmente em nenhuma parte do circuito pois, não havendo isolamento da rede de energia, ele pode causar choques perigosos.
c) Ligando o circuito, aproxime uma lâmpada neon do terminal de alta tensão ou faça um elo de prova para gerar uma faísca.
Interpretação da Prova
Ao ligar o circuito e aproximar a lâmpada neon ela acende ou então é obtida uma faísca de alta tensão com o elo de prova. A bobina se encontra boa. O que pode ocorrer é um eventual curto entre espiras que cause uma perda de rendimento na aplicação real. Isso será comprovado se a bobina aquecer muito quando em funcionamento. Não há faísca nem a lâmpada neon acende. A bobina se encontra com problemas. Pode estar aberta, com fugas internas ou espiras em curto.
Outros Testes
Testes com uma ponte de indutância também podem ser realizados para se verificar o estado de uma bobina de ignição. verifique o item que trata das provas de bobina, reatores, motores e outros dispositivos indutivos de comportamento semelhante.