Durante a Segunda Grande Guerra, os membros da Resistência Francesa empregaram um engenhoso método para manter seu sistema de comunicações sem usar ondas de rádio, já que os Alemães não permitiam. Eles usaram a terra. O telégrafo que descrevemos no artigo publicado na revista Eletrônica Total 6 de 1988 mostrava como fazer isso. É dele que falamos neste artigo.

 


 

 

Conforme dissemos, durante a Segunda Grande Guerra, com a ocupação da França, era proibido pelas forças nazistas a operação de qualquer tipo de transmissor de rádio. No entanto, as forças da Resistência Francesa conseguiram burlar esta proibição, comunicando-se através da terra, através de campos de corrente. O sistema usado possibilitava a realização de comunicações que chegavam a vários quilômetros, tanto usando sinais modulados como telegrafia.

No artigo que publicamos, descrevemos a montagem de um sistema simples baseado no mesmo princípio cujo alcance pode chegar a mais de 1 km dependendo das características do solo e da potência do transmissor e do receptor usado.

A ideia era simples, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 - Comunicação por campos de correntes
Figura 1 - Comunicação por campos de correntes | Clique na imagem para ampliar |

 

.

Ligando a saída de um amplificador a duas barras de metal enterradas, é criado um campo de corrente que se espalha em sua volta, podendo atingir grandes distâncias. Basta então ligar outras duas barras ao solo, que as linhas de corrente induzem um sinal num fone de ouvido. Com isso, o sinal aplicado à terra pode ser ouvido, possibilitando assim a realização de comunicações.

É claro que o alcance depende de fatores como a natureza do solo, a distância entre as barras e a potência do amplificador. O interessante do sistema é que ele opera com sinais de áudio que são bem conduzidos pelo solo, que apresenta menor condutividade par sinais de frequências elevadas.

No artigo, descrevemos o princípio de funcionamento do sistema e demos um projeto prático simples para sinais telegráficos o qual eliminava a necessidade de um transmissor. Os sinais eram produzidos por um circuito com apenas 3 componentes, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – O sistema
Figura 2 – O sistema | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Com um alcance de algumas centenas de metros o circuito fez sucesso, principalmente entre os leitores que gostavam de fazer experimentos em telecomunicações.

Hoje o projeto ainda é atual para demonstrações em cursos de telecom e tecnologia, pois é simples de implementar e de baixo custo.

Também demos uma versão com um oscilador de áudio, com menor alcance, mas tendo uma configuração mais elaborada. Todas podem ser montadas ainda hoje. Veja o artigo completo em Telégrafo Sem Fio Via Terra (TEL127)

Assista ao vídeo - https://youtu.be/8GM0PNxPils