Aqui no Instituto Newton C. Braga respondemos diversos tipos de e-mails com diversos tipos de assuntos, mas logo no começo do ano uma pergunta é líder em nossa caixa de e-mails, o assunto é sobre qual o tema que podemos sugerir para os TCCs. Lógico que cada área merece uma abordagem diferente, mas em linhas gerais descrevo abaixo as perguntas que envolve diversas área de tecnologia.

 

0 021O Tema

No milênio passado, quando precisei escolher o tema para o meu TCC, fiquei dias conversando com o meu grupo para escolher algo que realmente fosse merecedor de um “10”, logo que uma ideia era lançada todos ficavam com “caras de bobos” e falavam que “não daria para fazer” por “Ns” motivos. Pensamos em diversos temas para o nosso TCC que no final ele poderia virar um produto e assim ganhar dinheiro com o projeto além do “10”. No final o meu TCC tirou 10 mas não virou produto, mas isso é tema para outro artigo.

Mas creio que você está lendo este artigo para saber qual é o melhor Tema para o seu TCC. Para responder a esta pergunta deixo outra pergunta: O tema para o seu TCC é o produto que você irá vender amanhã ? Caso não seja um produto inovador você está reinventando a roda. Aproveite o trabalho que você terá que desenvolver e crie algo novo.

Mas agora vem outra pergunta: O que posso criar de inovador como produto ou serviço?

Respondo novamente com outra pergunta: O que as pessoas em sua volta precisam ? Desde o Zé que vende cerveja artesanal até a grande corporação que tem problemas de atender a sua rua ?

Criar um produto ou serviço, assim como o tema para o TCC requer reflexão. Criar algo porque você acha bonito , não quer dizer que ele seja útil. Então… pare, olhe em volta e veja o que pode ser mudado ou melhorado. O tema ou produto-serviço irá aparecer.

 

 

0 0040Montando o projeto

Aqui a coisa vai muito além das “boas ideias”, envolve financiamento, conhecimento e bom senso. Depois que o tema foi escolhido surgem outras perguntas “cabeludas”, tais como: Que tipo de tecnologia devo usar? Arduino, Raspberry, Curiosity ou um circuito 555 resolve? Programo em C, C++, Java, Assembly ou binário ? Mando fazer a placa, usamos matriz de contatos, placa universal ou soldamos tudo na ponte-de-terminais ?

Como gosto de fazer, vou responder as perguntas com outras perguntas.

Pergunta: Qual tecnologia usar?

Respondendo: Qual tecnologia você mais domina?

Se você está acostumado ou aprendeu na faculdade a utilizar um Arduino por exemplo, desenvolva o projeto-teste sobre ele. Se você passou 10 anos na faculdade fazendo trabalhos em C++, logo é mais fácil e rápido programar onde você tem mais domínio.

 

Pergunta: Mas será que a tecnologia que eu conheço é o melhor para o meu projeto?

Resposta 1: Você conhece os pontos fortes e fracos da tecnologia que você domina sobre aquelas que você ainda não domina?

Resposta 2: Os pontos fortes e fracos afetam o bom funcionamento do seu projeto?

Ainda bem que existe internet e analisando as necessidades que seu projeto tem , mais todas as ferramentas que você pretende usar ou conhece, você pode fazer uma ótima análise e escolher.

 

Pergunta: Vi que para o meu projeto a tecnologia que eu conheço não ajuda em nada, preciso de outra, o que fazer?

Resposta : Quer mesmo fazer este projeto ?

Se sim, mãos à obra para desvendar o que você pode fazer com a nova tecnologia. Se não volte para o começo.

Vale lembrar que colocamos o homem na lua fazendo cálculos na mão e usando cartões perfurados e sistemas computacionais à válvula. Logo a ferramenta não é nada nas mãos de alguém sem conhecimento.

 

O que comprar

Nada pior que passar meses debruçado sobre um projeto e no único dia da apresentação “puf” , nada funciona . Testes e testes precisam ser feitos e refeitos. Parece que a banca examinadora tem por debaixo da mesa uma bomba “EMP”, que num apertar de botões torra as trilhas da sua placa. (Descobri que é mentira após fazer parte de bancas para examinar projetos de alunos).

Isso acontece pois o problema está na qualidade das coisas que compramos, nas soldas que fazemos, nos cálculos errados que deixamos para trás, por não termos um projeto auxiliar e o tal plano B para o dia da apresentação.

Para desenvolvimento e testes não precisamos ser tão exigentes com a qualidade do que usaremos, jumpers para todos os lados é algo comum nesta fase, mas na hora de finalizar é importante termos em mente qualidade e boa apresentação. Se o seu objetivo é tornar seu TCC um produto de mercado, a qualidade do acabamento final é fundamental, além das certificações é claro.

 

Como apresentar

Se você deseja passar um ar de extrema confiança, entregue seu projeto na mão da banca e fale “- Testem”. Isso é sinal que o projeto não irá falhar. Mas ficar na hora da apresentação falando - “Deixa eu (aluno) apertar que eu sei onde é….” , “opa, soltou um componente aqui” , “Hã , isso está no trabalho , mas ontem a noite tivemos que mudar” … desculpe, isso é sinal que o seu projeto não é bom.

Outra dica é ter muita calma, lembre-se que os professores que estão julgando sabem muito bem o que é fazer um trabalho de conclusão de curso.

 

Para ajudar a muitos que nos procuram pedindo orientações, deixo abaixo algumas soluções interessante para auxiliar em alguns trabalhos de eletrônica, que de uma forma ou outra são úteis no projeto.

 

Livros sobre como fazer um TCC.

https://play.google.com/store/books/details/Joaquim_Martins_Junior_Como_escrever_trabalhos_de?id=sx46DwAAQBAJ 

https://play.google.com/store/books/details/Celso_Ferrarezi_Junior_Guia_do_trabalho_cient%C3%ADfico?id=3cNnAwAAQBAJ 

 

 

PrototypeShield

Esta placa é uma solução para eliminar um monte de jumper na matriz de contato, que vivem desconectando , principalmente quando apresentamos.

Mais sobre a placa: https://prototypeshield.com/ 

 (r0005) 0001

 

 

Falando de Kits

Um kit Arduino com quase tudo a mão para iniciar um projeto

Um kit Raspberry

Kit Bluetooth Cypress

 

Franzininho

Um projeto de hardware aberto criado pelo Fábio Souza do Embarcados que possui bastante funcionalidade utilizando o Arduino Gemma: https://www.embarcados.com.br/franzininho/ 

 (r0005) 0002

 

 

O Básico utilizando o NodeMCU

Abaixo você encontra o link de um projeto bem interessante do Pedro Bertoleti, dando um passo a passo para utilizarmos o NodeMCU para diversos sensores.

NodeMCU – primeiros passos (MIC160) 

 (r0005) 0003

 

Ideias para TCC

Neste link temos diversos temas para o Trabalho de Conclusão de Curso (em inglês)

https://br.mouser.com/empowering-innovation/ 

 

Outras ideias para TCC

Como utilizar o sensor de temperatura e umidade relativa DHT22 com o NodeMCU (MIC162)

TCC ou iniciar uma Startup com Hardware? 

Usando sensores em seu TCC (ART3383)

 

Ferramenta para criação de circuitos

MultiSIM Blue (Gratuito) https://br.mouser.com/multisimblue/ 

Fritzing (Gratuito) : http://fritzing.org/home/ 

 

Comprando componentes importados

Comprando Componentes Eletrônicos no Exterior (R0002)

 

Aprendendo sobre Osciloscópios.

http://oscilloscopelearningcenter.em.keysight.com/pt/centro-de-ensino-sobre-osciloscopios/?&cmpid=49617AMBR 

 

 

NO YOUTUBE

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)