Autor: Newton C. Braga

Data da publicação: Novembro 2014

ISBN:9788565051293

Formato: virtual e impresso

Número de páginas: 175

      

  Este livro se destina a professores do ensino fundamental, médio e técnico que desejam ensinar tecnologia, em especial eletrônica com projetos práticos simples e baratos. Com base nas matrizes de contato de 170 pontos, ou maiores, descrevemos dezenas de projetos simples para iniciação, que podem ser implementados em cursos de diversos níveis. Os projetos utilizam componentes comuns de baixo custo que podem ser reaproveitados e são alimentados por pilhas. O livro, junto a cada novo componente apresentado, tem um bloco teórico. Também são dados ao final de cada um projeto um questionário e sugestões para modificações. Tudo isso é resultado de curso que implementamos em escola em que lecionamos e da experiência que temos no ensino de eletrônica. Ensinar eletrônica é uma arte, mas é preciso saber como fazê-lo. Fazemos isso há mais de 50 anos e durante esse tempo contamos com uma boa quantidade de tecnologias para apoiar nosso trabalho.    Do velho chassi de metal que tínhamos de cortar, dobrar e furar com vazadores, instrumentos que muitos hoje nem sabem o que é para que servem, passamos às montagens penduradas em barra de terminais e depois pontes de terminais isoladas que até hoje recomendamos para os iniciantes e finalmente as placas de circuito impresso. No entanto, para ensinar e quando desejamos ter uma montagem experimental que possa ser alterada à vontade e depois os componentes reaproveitados existe uma tecnologia que surgiu neste intervalo e até hoje podemos considerar a melhor. As matrizes de contato, proto-board, solderless-board ou bread-board surgiram e com elas a possibilidade de se contar com um recurso poderoso para se montar circuitos sem a necessidade de solda, com finalidade didática, experimental e em muitos casos até final.    No entanto, não é qualquer tipo de circuito que pode ser montado com facilidade nestas matrizes, e a escolha dos componentes para serem utilizados com ela também exige certo cuidado.    Com um bom conhecimento podemos, entretanto, ensinar muito de eletrônica, montando circuitos didáticos nestas placas.    Durante nossa carreira montamos centenas de circuitos usando matrizes de contatos. Escolhemos então uma boa quantidade deles os quais professores, estudantes e curiosos poderão montar numa pequena matriz de 550 pontos que é a mais comum e alguns deles até mesmo nos tipos mini de 170 pontos.  Professores podem criar seus cursos totalmente baseados nos projetos deste livro, pois todos eles utilizam componentes comuns, de baixo custo que podem ser encontrados com facilidade e em alguns casos, até aproveitados de sucatas.

 


 

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Índice deste livro

 

A Matriz de Contatos

Que Matriz Usar

- Projetos

-Material Básico

- Considerações Sobre o Material Usado (Como Obter)

Como Usar a Matriz de 170 pontos

A Matriz de Contatos

-Ferramentas recomendadas

Como Fazer uma Boa Montagem

A Teoria

- Bloco 1 - O Circuito Eletrônico

- Bloco 2 - Os Resistores

- Bloco 3 - Os LEDs

Projeto 1 – Acendendo um LED

- Bloco 4 - Os Potenciômetros

Projeto 2 – Controlando o Brilho de um LED

- Bloco 5 - Ligação Série

Projeto 3 – Acendendo um LED e Apagando outro com um Potenciômetro

- Bloco 6 – O transistor

Projeto 4 - O transistor como chave

- Bloco 7 – Acoplamento

Projeto 5 – Controle Duplo de LEDs com Dois Transistores

- Bloco 8 - Sensores

Projeto 6 – Um Sensor de Toque

- Bloco 9 – O LDR

Projeto 7 – Alarme de Luz

Projeto 8 – Alarme de Sombra

- Bloco 10 – O Transistor PNP

Projeto 9 - Sensor de Toque com Transistor PNP

-Bloco 11 – Os circuitos de tempo

Projeto 10 – Temporizador com LED (1)

Projeto 11 – Simples Temporizador (2)

- Bloco 12 – O transistor ou acoplamento Darlington

Projeto 12 – Sensor Darlington de Toque

- Bloco 13 – O Multivibrador Astável

Projeto 13 – Astável Pisca-Pisca

Projeto 14 – Pisca-Pisca Astável Controlado Pela Luz

- Bloco 14 – Sinais de Áudio e Transdutores

Projeto 15 – Oscilador de Áudio - Multivibrador

Projeto 16 – Oscilador de Áudio Controlado Pela Luz - Multivibrador

- Bloco 15 – Os Circuitos Integrados

- Bloco 16 - O circuito integrado 4093

Projeto 17 – Pisca-Pisca 4093

- Bloco 17 – O Inversor

Projeto 18 – Pisca-Pisca Alternado 4093

Projeto 19 – Pisca-Pisca Variável com o 4093

Projeto 20 – Pisca-Pisca Controlado Pela Luz com o 4093

- Bloco 18 - Ondas Eletromagnéticas

Projeto 21 – Transmissor experimental

- Bloco 19 - O Microfone

- Bloco 20 - Modulação

Projeto 22 – Transmissor Modulado

Projeto 23 – Pisca-Pisca Acionado Pela Luz com o 4093

Projeto 24 – Interruptor de Toque com o 4093

- Bloco 21 - Eletricidade Estática

Projeto 25 – Eletroscópio com o 4093

Projeto 26 – Pisca Pisca Temporizado Acionado por Toque com o 4093

Projeto 27 – Produzindo Som com o 4093

Projeto 28 – Oscilador de Áudio Controlado Pelo Toque

Projeto 29 – Oscilador de Áudio Controlado Pela Luz

Projeto 30 – Metrônomo com o 4093

- Bloco 22 - Ciclo Ativo

Projeto 31 – Pulsador Luminoso com o 409

Projeto 32 – Bip Bip com o 4093

Projeto 33 – Alternando som e luz com 4093

Projeto 33 – Temporizador Sonoro com o 4093