Onde nossos kits se encaixam na BNCC – Temas transversais

A nova BNCC exige que tecnologia seja agregada ao currículo do ensino fundamental e médio. A tecnologia tem diversas áreas, níveis e ramos.

Assim, diferentemente do que se pensa, ensinar tecnologia não consiste apenas em colocar computadores numa sala e ensinar a programar microcontroladores. A tecnologia eletrônica tem uma sequência de temas que devem ser ensinados para que ela possa ser entendida. Microcontroladores e programação é uma etapa final.

Como no currículo geral da BNCC aprende-se no fundamental as ferramentas para se usar no ensino médio que depois as utiliza num preparo para o ensino superior, para a tecnologia ocorre o mesmo.

Precisamos começar do começo e não do final, pulando etapas como temos visto. Além disso precisamos desertar o interesse dos alunos pela tecnologia como uma iniciação que os leva a gostar e a optar por ela como carreira, descobrindo sua vocação.

Por esse motivo, com nossa experiência como professor de todos os níveis durante mais de 50 anos, desenvolvemos estes kits com um apelo que permita não apenas começar o ensino de onde deve ser começado, como também despertar o interesse e vocação e finalmente permitir que o professor o utilize como ferramenta ou tema transversal para as matérias lecionadas.

Assim, aqui nesta seção você professor, mesmo que não seja profissional da eletrônica ou outra tecnologia tenha os elementos para fazer a utilização de nossos kits de maneira correta encaixando no currículo de seus alunos.

 

 

O que os professores precisam saber para utilizar esta serie de kits?

Para esta série de kits de iniciação não é preciso que o professor tenha formação em alguma área da eletrônica. Não é preciso saber e nem ter conhecimentos teóricos em nível técnico ou superior.

Daremos em cada kit as noções que o professor deve ter para fazer a montagem e eventualmente para responder perguntas básicas de seus alunos.

Nos links serão proporcionados acessos a literatura adicional de nossa autoria ou de outros em nosso site e até livros básicos, caso o professor se interesse num aprofundamento para seu próprio uso ou de sua escola.

Não será preciso montar uma sala especial para sua aplicação. O laboratório de ciências que possua uma bancada é suficiente. Da mesma forma não serão necessárias ferramentas especiais para as montagens descritas.

 

 

Ferramentas adicionais

Para os professores que desejarem ir além pode ser adquirido um jogo básico de ferramentas e um multímetro que permita eventualmente fazer pequenos reparos como extrair terminais quebrados de componentes que fiquem presos na matriz, dobrar terminais ou desdobrar para aqueles que tenham problemas e com o multímetro testar componentes que eventualmente possam ser danificados por uma conexão incorreta feita por um aluno.

Em nossos Livros Técnicos - INCB temos literatura que ensinam como testar componentes e como usar o multímetro.

 

 

Como preparar sua aula?

Se bem que intuitivamente a aplicação de uma montagem numa aula não exige muito preparo, uma aula bem estruturada, principalmente se o professor não é muito experiente ajuda muito a torná-la agradável, interessante e proveitosa. Algumas sugestões para seu preparo são dadas a seguir.

a) Escolha um experimento ou projeto que esteja diretamente ligado a um tema que você está abordando no momento. Por exemplo, experimento com LED se está estudando óptica, experimento que emita som se está vendo acústica em experimento com eletricidade (condutividade), experimento com biologia para um circuito que funciona com o toque e assim por diante. No final de cada experimento daremos sugestões de onde podem ser usados.

b) Verifique os pontos principais dos projetos que eventualmente exijam um reforço da sua parte para que os alunos entendam melhor. Por exemplo, no caso dos LEDs explicar a natureza da luz e como cada cor depende da frequência, etc. Procure literatura adicional se se sentir inseguro.

c) Monte o projeto antes para sentir eventuais dificuldades que seus alunos possam ter. Eventualmente anote para colocar no quadro (branco ou negro) as principais dúvidas como: posição de LEDs e circuito integrado, polaridade da bateria. Eventualmente coloque a disposição das plaquinhas já com o integrado. Desenhe o circuito integrado mostrando o pino 1 para que os alunos não invertam (isso pode causar sua queima!).

d) Coloque o roteiro num quadro ou eventualmente imprima uma apostila para consulta dos alunos.

e) Estimule os alunos dando pontos ou prêmios para que os colocarem para funcionar em primeiro lugar. Meio ponto na média, uma revista. Faça uma tabela para que no final do curso o que fizer mais pontos leve um prêmio maior. Três pontos para quem terminar em primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro seria uma boa prática.

f) Proponha desafios ou um questionário para ser respondido depois. Também pode ser um pequeno trabalho com um item proposto para valer nota e ser entregue na aula seguinte. Porque os LEDs produzem luz uma cor só, o que é o som, de onde vem a energia para o projeto e coisas semelhantes. Veja mais sobre os desafios no item abaixo.

g) Programe a continuidade do curso com a adoção de outros kits.

 

 

Tornando as aulas mais interessantes – desafios e concursos

Um dos problemas que todos os professores encontram é manter a atenção de seus alunos. Para isso o melhor é tornar uma aula uma espécie de competição ou desafio, conforme já dissemos no item anterior.

O professor deve usar sua imaginação para isso. Existem diversas possibilidades que podem ser exploradas e que daremos no final de cada projeto.

 


 

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Dicas e soluções de problemas

Projeto 1 – Como Acender um LED

Projeto 2 – Controlando o Brilho do LED

Projeto 3 - Controlando dois LEDs com um potenciômetro

Projeto 4 – O transistor como chave

Projeto 5 - Alarme de luz com LDR

Projeto 6 – Alarme de sombra

Projeto 7 – Temporizador com LED

Projeto 8 – Sensor de toque Darlington

Projeto 9 – Pisca-Pisca Astável

Projeto 10 – Pisca-Pisca astável controlado pela luz

Projeto 11 – Produzindo sons

Projeto 12 – Oscilador controlado pela luz

Montei tudo e agora?