Este artigo saiu na revista Eletrônica Total número 7 de 1989. Nele, o autor descrevia um projeto de sua autoria que permitia detectar objetos de metal numa pessoa, mala, pacote ou outros locais próximos. Pela simplicidade e sensibilidade o artigo fez sucesso.

 


 

 

O projeto nada mais era do que um simples detector de metais por aproximação e movimento. O movimento da bobina na operação de verificação fazia com que um sinal era gerado e amplificado.

O sinal era amplificado por um operacional CA3140 que disparava um 555 monoestável. Com o disparo um pequeno oscilador era acionado por alguns segundos, produzindo um bip ou som contínuo num alto-falante, dependendo da duração ajustada.

Simples de montar o circuito pode até hoje ser implementado numa placa de circuito impresso ou mesmo numa matriz de contato. Na figura 1 temos o seu diagrama.

 

Figura 1 – Diagrama
Figura 1 – Diagrama

 

 

Para acesso ao artigo completo, inclusive com o desenho da placa de circuito impresso digite Detector de Armas (ART1720) na busca do site ou mesmo no Google.

Novamente neste projeto usamos da improvisação da bobina captadora que era elaborada com o enrolamento primário de um pequeno transformador de alimentação.

Retirado o núcleo e inserido um pequeno bastão de ferrite estava pronto o sensor. Veja o vídeo abaixo.