Publicamos este artigo na Revista Saber Eletrônica número 50, de agosto de 1976, mas o artigo ainda é atual. Tanto que, estando em nosso site sempre estamos indicando aos nossos seguidores sua leitura. Veja mais neste artigo.

 


 

 

Se bem que em nossos tempos o rádio AM já esteja em vias de desaparecer, mas ainda em uso em muitos lugares, naquela época a principal mídia era o rádio e no interior principalmente o AM.

Mas, como todos sabem, a recepção de ondas médias principalmente encontra sérios problemas em locais afastados das estações, ou quando se deseja receber uma estação fraca.

Esse artigo teórico fez sucesso por ajudar a resolver um problema que era muito comum na época.

Nele mostramos algumas soluções simples que poderiam ser adotadas para se obter melhor recepção para radinhos portáteis AM.

Assim, ensinamos como usar uma antena externa com radinho sem precisar fazer uma ligação direta, ou seja, um “acoplamento indutivo”. Também mostramos como usar uma antena externa.

A curiosidade associada este artigo está no fato de que antes do transistor, no começo da era da válvula quando os rádios eram pouco sensíveis e as estações fracas, todas as casas tinham antenas externas, longos fios esticados em seus telhados.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Na foto, uma antena externa (um fio) em kit vendido em 1939. O anuncio apregoava que ela era para recepção “a longa distância”.

Veja o artigo original em Melhore a Recepção de seu Rádio Portátil (ART2826).