Os artigos descrevendo a montagem de circuitos capazes de gerar sons diferentes sempre foram muito populares entre os leitores nos primeiros anos da Revista Saber Eletrônica. Não existia o celular, com aplicativos e nem aparelhos prontos para isso. Assim, uma sirene com muitos sons diferentes atrairia a atenção e foi o que ocorreu com o artigo que descrevemos.
Estamos falando de artigo que saiu na Revista Saber Eletrônica 75 de novembro de 1978.
Utilizando componentes comuns e baratos e até com uma versão de montagem em ponte de terminais, era um projeto ideal para os leitores iniciantes, estudantes e makers de poucos recursos. É claro que a versão em placa de circuito impresso também era fornecida.
Mas, apesar do sucesso e da variedade de sons que o circuito podia produzir, a configuração era muito simples. Um oscilador com transistor unijunção e um multivibrador com dois transistores bipolares.
O uso de diversos potenciômetros em diversos pontos do circuito, além de chaves que comutam o modo de interligação dos dois osciladores levavam a possibilidade de se obter uma infinidade de sons diferentes.
As crianças adoravam e muitos leitores montavam como brinquedo para seus filhos, sobrinhos ou netos.
Outros usavam em seus conjuntos musicais e até as pequenas emissoras de FM começavam a proliferar. Encontramos muitos dos antigos leitores que montaram com sucesso esse circuito e até introduziram aperfeiçoamentos, enviando-os para que publicássemos na nossa edição especial dos leitores.
Pela sua simplicidade era difícil que alguém montasse esse circuito e ele não funcionasse.
Alguns chegaram a sugerir que numa versão melhorada já acrescentássemos uma etapa amplificadora de áudio.
O ponto engraçado e negativo do projeto é que muitos dos leitores ligavam esse circuito aos seus potentes amplificadores de áudio e passavam a “inventar” os mais malucos sons, deixando os parentes e vizinhos malucos.
Era comum eu receber na época cartas de leitores pedindo para que eu publicasse circuitos de “neutralizadores” para vizinhos barulhentos.
Para quem desejar montar o artigo ele pode ser acessado em: 1000 Sons - A Super Sirene (ART2733)