Este artigo é uma homenagem aos Imagineers da Disney, que foram os pioneiros dos animatrônicos modernos. Foram eles que em 1964 apresentaram na Feira Mundial de Nova Yourk a primeira figura humana totalmente áudio-animatrônica que era o Abraham Lincoln, veja na figura 1 ele em ação e seus mecanismos.

 

 


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Desde então a Disney se destacou no uso de animatrônicos tanto nos filmes como em seus parques de diversões. Vamos montar um animatrônico para essa homenagem? Para isso vamos usar um boneco de pano e colocar um exoesqueleto para ele movimentar o braço através de um servomotor o controlado por um microcontrolador tipo Arduino. Para o boneco de pano, eu tenho disponível aqui o Woody do Toy Story, (figura 2) você pode adaptar utilizando outro modelo de boneco.

 

 


 

 

 

Devo confessar que a parte mais difícil do projeto foi convencer a dona do boneco (minha esposa) que eu não iria destruir ou danificá-lo . Com a devida aprovação e tendo em mente que não poderia fazer qualquer intervenção no boneco, pensei em colocá-lo sentado e fazendo uma aceno com a mão, dessa maneira poderíamos usar somente um servomotor para esse movimento.

 

Montagem

Vamos pegar uma caixa de leite vazia e colar em uma placa de plástico ( que pode ser também de acrílico, papelão ou qualquer material rígido ) que servirá de base (figura 3a) . Utilize cola quente para essa operação. Cole com cola quente um pedaço de madeira conforme ilustra a figura 3b, de tal maneira que ela servirá para segurar as costas do nosso boneco. Agora cole um pedaço de palito de sorvete conforme ilustra a figura 3c, de tal maneira que irá segurar o antebraço do nosso boneco, mas não deve ultrapassar o braço, para não ficar aparecendo.

 

 


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Agora vamos utilizar linha de pescar para amarrar o corpo do boneco na madeira de fixação, na posição da cintura e do pescoço. Amarrar também o antebraço no suporte.

 

 


 

 

 

Faça de tal maneira que a linha fique imperceptível ao olhar. Agora cole com cola quente o servo motor no topo da madeira de fixação conforme ilustra a figura 5.

 

 


 

 

 

Agora utilizando um arame fino, faça uma haste para fixar no balancim do servomotor e no pulso do boneco, conforme a figura 6.

 

 


 

 

 

Agora só falta ligar o servomotor no Arduino, a figura 7 mostra as ligações.

 

 


 

 

 

Carregue o programa do box abaixo e execute. Pronto, nosso animatrônico está funcionando e acenando para nós! (figura 8) .

 

 


 

 

 

 

Legal, não é ? Agora que você já sabe como fazer um animatrônico, que tal alterar o programa para modificar o movimento do Braço? Ou então colocar mais servosmotores para executara mais movimentos. A nossa missão está comprida, o Boneco foi devolvido são e salvo ! Foi uma bela aventura do nosso intrépido Wood, quem sabe na próxima aventura será com o Buzz! Finalizamos assim nossa homenagem a todos Imagineers amadores e profissionais. Marque o clube nas suas fotos e vídeos de seus projetos assim poderão ser publicados nas próximas edições. Estamos também no Twitch, nos encontre lá.

 

Código

 

void setup() {

myservo.attach(9); // Pino 9 pra controle do servo

}

void loop() {

for (pos = 0; pos <= 180; pos += 1) { // vai de 0 graus a 180 graus

// passo de 1 dgrau

myservo.write(pos); // servo se posiciona com o valor da variável 'pos'

delay(15); // agurada 15ms para posiconar o servo.

}

for (pos = 180; pos >= 0; pos -= 1) { // vai d 180 graus to 0 graus

myservo.write(pos); // servo se posiciona com o valor da variável 'pos'

delay(15); // agurada 15ms para posiconar o servo.

}

}

 

 

Nota de segurança: A pistola de cola quente, assim com a cola derretida pode causar queimaduras, por isso se tiver dúvidas ou dificuldades de manuseio, peça auxílio a uma pessoa responsável e com experiência.