Este projeto descreverá para o leitor como montar seu próprio painel eletrônico da sua caixa de campo para a prática do aeromodelismo. Esse painel oferece todos os recursos de um painel comercial, mas com uma diferença: seu custo é muito inferior aos similares comerciais. Os componentes são de uso comum e facilmente encontrados no mercado especializado.

 

 

O CIRCUITO

O circuito pode ser visto na figura 1. Notamos pela sua simplicidade, que este projeto poderá ser montado sem "sustos". A bateria de 12 volts x 7 ampères é do tipo "Gel" selada, utilizada em "Nobreaks", sendo facilmente encontrada no mercado especializado. Ela alimenta todo o circuito e tem as mesmas características das comercializadas em casas de aeromodelismo. A chave S, liga/desliga o circuito. A chave S2 liga/desliga a bomba de combustível e a chave S3 inverte o sentido da mesma, permitindo "encher" ou "esvaziar" o tanque do aeromodelo.

 


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O conjunto R1, P1 e Q1 forma um "reostato" eletrônico muito simples e bem funcional que será utilizado para o aquecimento da vela e /ou carregador rápido para "Ni-Starters" comuns. A corrente empregada para alimentar a vela é medida pelo amperímetro.

 

 

MONTAGEM

Todo o circuito pode ser montado sob um painel de alumínio ou mesmo madeira. Suas medidas variam de acordo com a caixa de campo onde o mesmo será instalado, os bornes utilizados e o tamanho do amperímetro escolhido.

O leitor poderá ainda personalizar o painel com suas cores preferidas e decalques.

Os bornes colocados na montagem devem ser compatíveis com os equipamentos já existentes na caixa de campo do leitor/aeromodelista (Bomba, starter, etc.). Em alguns casos, vale a pena trocar os bornes dos equipamentos para compatibilizá-los. E, neste caso, a sugestão é usar bornes tipo "banana", muito empregados em equipamentos de bancada. Utilize bornes de cor vermelha para o positivo e a cor preta para o negativo das conexões.

A chave S1 e S2 são do tipo "H-H" comuns. A chave S3 é do tipo "push-button" normalmente aberto. A chave S3 não será necessária caso a bomba utilizada possua sistema de reversão própria (carga e descarga).

O transistor Q1 deve ser instalado em um bom dissipador de calor e montado com buchas isolantes para os parafusos, mica para o transistor e pasta térmica para melhorar a dissipação.

P1 é um potenciômetro linear comum de 1k. O resistor R1 deve ter no mínimo 1 W de dissipação, para uma margem maior de segurança.

O amperímetro deve ter um fundo de escala de 5 ampères, facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos. Porém, se preferir, o leitor poderá adaptá-lo utilizando um multímetro digital comum, que é encontrado por até R$ 20,00 nos grandes centros. Este deverá suportar correntes de até 5 ampères DC. Este item poderá ser fixo ao painel com um "velcro" do tipo usado em costura. Assim, ele também poderá ser utilizado, por exemplo, para medir a carga da bateria interna do aeromodelo.

A bomba também pode ser facilmente adaptada de um reservatório para gasolina de carros a álcool. Este item é encontrado em lojas especializadas ou desmanches por um preço bem inferior ao da bomba comercial, melhorando ainda mais o custo do sistema.

Os fios utilizados nas ligações internas não podem ser finos, pois a corrente média que circulará pelo circuito será de pelo menos 5 ampères.

 


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Na figura 2, o leitor tem um exemplo para a disposição dos itens no painel e na figura 3 vemos a instalação do painel na caixa de campo. Aconselhamos o leitor a inserir um ponto externo para a recarga da bateria, quando necessário.

 


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PROVA E USO

Para o uso deste painel basta ligar os itens de sua caixa de campo aos bornes corretos. O uso do "Ni-starter" do painel merece um cuidado especial. Ele poderá aquecer qualquer tipo de vela, pois trabalha com uma corrente superior aos "Ni-starters" convencionais.

Coloque o potenciômetro na posição "mínimo" e ligue uma vela de aeromodelo nos bornes correspondentes. Gire o potenciômetro em direção da posição "máximo" e observe a vela. Quando ela ficar incandescente, o leitor deverá parar com o giro. Marque as posições ideais para cada tipo de vela a ser utilizada. Isso evitará a queima desnecessária das mesmas no campo.

O "Ni-starter" da caixa também poderá ser usado como carregador rápido para "ni-starter" portátil. Ligue o "ni-starter" ao painel, regule a corrente na faixa de 1 ampère, e aguarde no mínimo 15 minutos. Aqui, o leitor também terá de fazer algumas experiências para determinar o melhor fator corrente/tempo para a carga. Na figura 4 mostramos um exemplo para montagem de um conector de carga. Utilizamos para isso uma porca com mesmo diâmetro das velas de aeromodelo, soldada a um plugue P2 mono.

 


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Q1 — transistor 2N3055

R1 — resistor 100 ohms x 1W

P1— potenciômetro linear 1 k

M1 — amperímetro c/ fundo de escala 5 ampères

S1, S3 - chaves "H-H"

S2 — chave "push-button normalmente aberto"

J1 a J3 - bornes fêmeas tipo "banana", vermelhos

J4 a J6 - bornes fêmeas tipo "banana", pretos

Diversos

Fios para ligações, placa de alumínio ou madeira, parafusos, decalques, knob, etc.

 

 

CONCLUSÃO

Como podemos notar, a economia obtida com a montagem deste circuito é grande. Esperamos ter contribuído com todos os leitores aeromodelistas.

 

 

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